sábado, 20 de junho de 2009

DADOS DA AULA DO PROFESSOR PARCEIRO

Título da Aula
O Cravo brigou com a Rosa

Eixos Temáticos
Expressão Corporal;
Leitura;
Valorização do indivíduo;
Criatividade.


Competências
Sensibilizar os alunos das turmas d 3º ano do Ensino Fundamental da “Escola Municipal Manoel Joaquim Gonçalves” sobre a importância da valorização do ser humano.


Estratégia pedagógica da aula
Etapas da Oficina
Inicia a oficina com uma conversa informal, para que todos possam entender o que será visto no decorrer das atividades. A professora dialogar com as crianças sobre o que é Arte e o que é ser um artista. "Minha intenção é descontrair os alunos e convencer-lhes que todos são capazes de criar lindos trabalhos".
Relaxamento
Os alunos respiram, profundamente, e vão soltando o ar bem devagar. Depois, imaginam que estão em cima de uma nuvem bem fofa e ela começa a subir. Já no alto, conseguem ver a escola. Esta nuvem, os leva a um lugar bonito, repleto de árvores, flores, bichos e onde há um rio de águas limpas, com peixes coloridos. A nuvem, então, volta e vai descendo, bem devagar, deixando cada uma escola. Através deste narrativa, irei fazer os alunos praticarem exercícios de relaxamento e respiração.
Expressão corporal
Ao som de uma animada música infantil, coloco os alunos para cantarem também e, assim, vai desenvolvendo a expressão oral e corporal de cada um. A letra da música fala da história do cravo e da Rosa.

Atividade Extra
Dramatização - O cravo brigou com a Rosa
Dramatização: “O CRAVO E A ROSA”
Personagens:
Toda a turma dividida em dois grupos.
Os meninos vestidos de cravo, com destaque para um deles no meio do círculo.
As meninas vestidas de rosas, com destaque para uma delas no meio do círculo.
Desenvolvimento:
A Rosa sai do círculo e diz:
— Preciso encontrar um príncipe, que seja elegante, bonito, educado e gentil, para ser meu namorado.
— É Primavera! Tempo do amor e de amar, tempo da vida! (sai e entra no seu círculo).
O Cravo sai do seu círculo e diz:
— Como a Rosa é bela! Estou tão apaixonado por ela. Por que será que ela nem me nota?
— Vou aproveitar que é Primavera o tempo do amor e vou falar com ela.
— Senhorita Rosa, a mais bela flor da Primavera! Me aceita para ser seu namorado seu príncipe encantado? ( ele entra no círculo da rosa).
A rosa cheia de orgulho responde:
— Senhor Cravo, o senhor não se enxerga? Nem que o senhor fosse a última flor da Primavera! Uma florzinha tão mixuruca querendo ser meu príncipe! Ora, não me amole!
O Cravo desesperado tenta abraçar a rosa. Na confusão arranca algumas pétalas da rosa e se machuca nos espinhos. Desiste e sai mancando. Volta para o seu círculo. Fica muito triste.
Os outros cravos tentam reanimá-lo dizendo:
— Amigo Cravo, não fique triste por causa desta Rosa vaidosa e ingrata! Olha quantas outras flores existem neste jardim! O Cravo não reage. Então eles resolvem ir falar com a Rosa.
Fala de um dos cravos:
— Dona Rosa, dona rosa, ajude-nos! O nosso príncipe o Cravo está muito doente. Esta morrendo de tristeza e de amor ajude-nos!
A Rosa arrependida vai até o círculo dos cravos e diz:
— Cravo, Cravo, o que você tem? É por minha causa que esta doente? Por favor, me perdoe!
Ao ouvir a voz da Rosa, o Cravo abre os olhos e diz:
— É você minha amada Rosa! Você veio me visitar, finge desmaiar.
A Rosa diz:
— Sim meu querido príncipe Cravo, fique bom logo, eu também te amo.
— Vamos aproveitar que é Primavera e encher a natureza de amor e de perfumes, colorindo de novas flores o nosso jardim.


Assim, os cravos e as rosas se unem e cantam a música:
O Cravo e a Rosa
O cravo brigou com a rosa
Debaixo de uma sacada
O cravo saiu ferido,
E a rosa despetalada.

O cravo ficou doente.
A rosa foi visitar
O cravo teve um desmaio
E a rosa, pois a chorar.


Habilidades a Desenvolver
Capacidade de adquirir expressão oral;
Identificar a letra da música;
Compreender a importância da valorização do ser humano;
Ser capaz de analisar situações-problema e saber quando é necessário usar o bom senso cuidado com o amigo(a);
Desenvolver habilidades artísticas no aluno.


Tecnologias midiáticas a serem utilizadas
Palestra dirigida sobre a auto estima;
Computador (Laboratório de Informática Educacional);
Máquina Digital;
Aparelho de som para ouvir música;
Uso do retro projetor para mostrar a música escrita.

Orientação prévia para o professor parceiro
Apresentar o tema do trabalho que será feito: O Cravo brigou com a Rosa
Mostrar alguns aspectos relevantes que serão abordados;
Discutir etapas que serão apresentadas.

Materiais de Apoio da Estratégia
Bibliografia Indicada
Livros de historinhas


Webliografia Indicada
www.1escolammjg.blogspot.com
www.formacaodedinamizadores.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Designed by Simply Fabulous Blogger Templates